O tema de pesquisa deriva do campo da saúde coletiva, perspectiva que trata o binômio saúde-doença como um fenômeno de ordem ecobiopsicossocial. A partir desse campo, surge o interesse de entender os atravessamentos de fatores psicossocioculturais nas práticas de saúde (cuidado de si e do outro) de populações marginalizadas (negros, LGBT, pessoas transgênero, populações do campo etc.). A maneira como reagimos ao mundo e a nós mesmos é influenciada por diversos fatores intra, inter e transpsíquicos. Elementos da cultura e da dinâmica social sinalizam modos coletivos de ser e estar no mundo, que são internalizados pelo indivíduo. Estes elementos, definidos como complexos culturais, são compostos por ideias carregadas de afeto e valores que exercem um papel importante na dinâmica psíquica. A presente pesquisa propõe investigar, a partir dos conceitos de inconsciente e complexo cultural, de que forma sujeitos e grupos de extratos marginalizados da população constroem práticas de cuidado de si e do outro. As categorias a serem utilizadas para o recorte da população são: gênero, raça e orientação sexual. Os estudos serão de natureza exploratória-qualitativa. As estratégias de produção de dados variam da análise documental (registros de depoimentos, narrativas, discussões já publicadas) a entrevistas em profundidade, grupos focais, observações etnográficas etc. Os sujeitos/populações objeto de investigação serão: pessoas negras, LGBT, pessoas transgênero e população do campo. Os dados serão analisados mediante técnicas de análise de conteúdo temático-categorial associada ao rastreamento da origem das ideias.
O Seminário de pesquisa do GT Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica 2022 destina-se a fomentar a articulação e colaboração entre os membro deste Grupos de Trabalho, de modo a viabilizar produções e atividades acadêmicas e de pesquisa tais como pesquisas, eventos, textos acadêmicos e demais . Pretende ser um momento de encontro, diálogo e confraternização entre os membros do GT e para isso estamos centralizando a estadia dos participantes , a organização e realização do seminário em um mesmo local, um hotel com auditório disponível em São Paulo e possibilitando a apresentação dos projetos de pesquisa e atividades acadêmicas conjuntas.
O Seminário se organiza a partir das duas temáticas do GT e em momentos: (i) Exposição geral do GT e das temáticas, (ii) Organização do participantes em dois grandes grupos de cada temática; (iii) Apresentação dos trabalhos, pesquisas e interesses em cada temática; (iv) Diálogo, debates e articulação dos participantes dentro de cada temática; (v) participação, acesso e diálogo com o grupo da outra temática (se houver interesse); (vi) encaminhamento e organização dentro do grupo temático e (vii) Unificação dos grupos temáticos exposição dos debates e encaminhamentos de cada grupo temático e (viii) Encaminhamentos e fechamento.
Os dois grupos temáticos (linhas) do GT são:
(1) Fundamentos teóricos e metodológicos em Psicologia Analítica - Carlos Augusto Serbena (UFPR)
As bases filosóficas e epistemológicas no campo da Psicologia Analítica: conceitos, funções e processos psíquicos. Interdisciplinariedade.. Focaliza os fundamentos teóricos e metodológicos do sujeito e da subjetividade na Psicologia Analítica: abordando os fundamentos filosóficas e epistemológicas no campo da Psicologia Analítica e os processos de constituição da psique refletindo sobre os conceitos, funções e processos psíquicos relacionados..
(2) Interfaces da Psicologia Analítica com Cultura e Sociedade - Paulo Afranio Santana (UFVMJ
Articulação da Psicologia Analítica com a Saúde, Educação, Política, Arte, Cultura e processos psicossociais e societais na atualidade. Procura a articulação da Psicologia Analítica analisando as implicações e desdobramentos da compreensão dos processos psicossociais e societais na atualidade para com a Saúde, Educação, Política, Arte, Cultura
As propostas de apresentação dos projetos de pesquisa e atividades acadêmicas é realizada de forma análoga a "submissão de trabalho cientifico" com titulo, autores resumo e palavras-chave. Entretanto o objetivo não é um trabalho de pesqiusa como em congressos mas realizar uma "comunicação acadêmica" dos projetos e temáticas de pesquisa, projetos de extensão, propostas de artigos, dossiês, livros e eventos para realização em co-autoria com os outros membros do GT.
Deste modo, também a apresentação destas comunicações será organizada e estruturada pela Comissão Organizadora e linha do GT a partir grupos de pesquisa e temática e não de modo individual, por exemplo as comunicações academicas de um de um projeto de pesquisa especifco seráo agrupadas em uma única apresentação. Pretende-se que isto possibilita espaçõ para diálogo e intercambio entre os participantes.
Além disto, facilitar condições de participação o evento, esta a "comunicação acadêmica" é formatada no modo de inscrição de proposta de submissão de trabalho com resumo, havendo comissão científica, emissão de certificado de participação no evento, apresentação de trabalho e organização de anais do evento.
Programação:
Sexta 17 de junho de 2022 das 13h45 as 17h15
Sábado 18 de junho de 2022 das 8h45 as 11h45
11h45 as 13h15 - Intervalo de almoço
Comissão Organizadora
Carlos Augusto Serbena
Durval Luis de Faria
Paulo Afranio Sant Anna
Mateus Donia Martinez
Comissão Científica
Carlos Augusto Serbena
Durval Luis de Faria
Paulo Afranio Sant Anna
GT Epistemologia e Interfaces da Psicologia Analítica- interfaces.jung.anpepp@gmail.com
Coordenação do GT (2022)
Carlos Augusto Serbena - caserbena@gmail.com